Muito tem se falado sobre a Kombucha, em especial em cÃrculos de amizades e perfis que pregam um lifestyle saudável. Mas porque esta bebida de nome estranho ganhou tanto notoriedade de forma tão rápida?
Bom, a Kombucha é uma bebida probiótica, obtida tradicionalmente a partir da fermentação de um chá. Para a fermentação, prepara-se o chá, normalmente preto ou verde, mas pode ser qualquer infusão, desde que seja doce e que este não seja antibiótico natural. Erva cidreira é uma ótima opção também e eu amo!
Depois de pronto e já resfriado, inocula-se a solução com um lÃquido acidificante ou vinagre proveniente de fermentações anteriores e a zoogléia, cultura ou cogumelo de kombucha (colônia de microorganismos  – bactérias). Tudo isto é deixado em repouso para o processo de fermentação da bebida.
Após alguns dias, quando quase todo o açúcar terá sido consumido para dar lugar às várias enzimas, vitaminas e acidos, contudo, a bebida estará com um sabor ácido, mas, ainda, levemente doce e estará pronta a ser consumida. O chá ajuda na desintoxicação do corpo e promove a infestação de bactérias benéficas intestinais – que ajudam inclusive a eliminar gordura. Maravilha, não?
Nos Estados Unidos a bebida é muito popular e existem diversos restaurante que até servem a bebida. Além disso, lá eles vendem o chá já pronto em supermercados – o que facilita muito o cultivo se uma nova colônia para produzir mais chá!
Experimente e reforce seu organismo com bactérias benéficas.