Pessoal,
Como a grande maioria já sabe, estou em NYC fazendo um Update na Natural Gourmet Institute. Para isso, escolhi um curso que chama FOOD THERAPY – A prevenção e cura de doenças pelas alimentação. Pois bem, estou no terceiro dia de curso e muitas já são as novidades que aos poucos vou escrevendo para vocês.
Mas de todas, este novo ingrediente (quando falo novo, é novo para mim, afinal é um dos grandes ingredientes da medicina chinesa) me chamou muita atenção pela relevância de seus benefÃcios. Pois bem, fui estudar mais para poder escrever para vocês e vejam, o KUDZU é uma planta medicinal também conhecida como kuzu, kuzdu e pueraria. O kudzu de nome popular inclui a espécie Pueraria thunbergiana. Pertence a famÃlia das leguminosas.
Na Ãsia, o kudzu é usado tradicionalmente como um remédio para o alcoolismo. Também é útil na medicina popular para tratamento de sarampo em estágios iniciais. Quando aplicada topicamente, auxilia na redução da tensão no pescoço e músculos do ombro. Ajuda a neutralizar venenos. Quando assado em uma panela seca, serve como tônico para o baço e ajuda a tratar diarreias, além de ajudar a alcalinizar o sangue (regular o ph e tornar o organismo menos ácido). A Pueraria lobata é constituÃda de goma, flavonoides, puerarina, daidzeÃna e fitoestrógenos.
Parece surpreendente, mas os benefÃcios que podemos obter com esta planta medicinal não são só muitos, senão que eles são bem variados; quando usamos o Kudzu em doses moderadas (e sempre com supervisão profissional), ele é capaz de combater todo tipo de alergias, eliminar diarreias, combater fortes dores de cabeça, assim como também sumir com vÃrus e resfriados. Esta planta é tão completa que tem inclusive propriedades antioxidantes que fazem dela um agente preventivo contra diversos tipos de câncer.
O Kudzu possui também benefÃcios em quanto ao nosso sistema cardiovascular, e serve para baixar a pressão sanguÃnea e inclusive para prevenir ataques cardÃacos. Se for bebido à noite com um bocadinho de sumo natural de maça ou misturado com geleia de arroz faz com que a noite seja bem mais calma  (pois esta mistura é relaxante).
Enfim, muito são os benefÃcios, mas o consumo deve ser moderado, portanto não saia consumindo de forma compulsiva, até porque ele tem o poder de anular os efeitos de alguns medicamentos.
No mais, aproveitem este ingrediente que ainda quero descobrir e desenvolver receitas com ele.